Significado do nome Alice

Como um belo nome feminino, Alice também nos apresenta a um lindo significado, sendo ele o sentido de Aquela que vem de linhagem nobre, representando a riqueza não por bens, mas pelo amor que há em sua família.

Dessa forma, consegue nos encantar de muitas maneiras e ainda é possível se surpreender com o nome e suas características, então siga conferindo abaixo maiores informações sobre, comprovando que pode ser uma ótima opção para registrar sua bebê.

Origem do nome Alice

O nome Alice se originou a partir do idioma germânico por conta do nome Adelheid, que conhecemos hoje como Adelaide. Ele tem o significado de nobreza, contribuindo para o sentido que vemos hoje para Alice.

Mas é igualmente interessante frisar a interferência do idioma francês no nome, pois foi justamente na França que ele surgiu em primeiro momento, como derivação de outros nomes populares no país, a exemplo de Alesia e Aliz.

Com isso, desde o século XII tem sido bastante utilizado na Europa, sobretudo na França e Inglaterra. Mas é claro que diante de suas variações conquistou popularidade também em outras regiões do mundo conforme a passagem do tempo.

Personalidade de Alice

Alice é aquela que consegue emanar luz em qualquer lugar onde chega, transmitindo coisas boas e roubando grande parte das atenções para si de forma natural graças a um magnetismo pessoal que se anuncia, principalmente, em seu carisma.

Graças a isso, tem facilidade em estabelecer relações sociais e demonstrar o melhor de si em diferentes situações, conseguindo exercer posições de liderança sem deixar de ouvir o outro e assim, sendo muito admiradas.

Ainda quando crianças, são aquelas que estão sempre dispostas a ouvir e aprender, tendo grande aptidão para a arte e desenvolvendo a partir disso uma criatividade fora do comum.

Quem foi Alice na história do mundo?

Poucos sabem, mas existe uma santa católica chamada Alice. De origem alemã, a santa desde pequena já demonstrava grande devoção a Deus, ainda criança foi aceita em um mosteiro na Bélgica, o qual não podia sair, apenas ficar com as irmãs.

Mais tarde, Alice se tornou freira e seguia rigorosamente as regras mosteiro, entretanto, adquiriu a Lepra, doença altamente contagiosa e que, na época, não tinha cura, por isso, aqueles que contraiam a doença eram deixados a margem de todos, sendo deixados a própria sorte, Alice foi deixada no sótão do mosteiro e recebia a alimentação através das freiras, mas a doença fez com que ela ficasse cega e paralítica.

O que mais impressionou a todos é que, mesmo sofrendo todas essas aflições, a santa continuou uma devota fiel, sempre orando e agradecendo a Deus pela vida, apesar de tão sofrida, e por ter tido a oportunidade de ter conhecimento sobre Jesus Cristo. Santa Alice rezava pelas almas, pois, segundo a mesma, suas rezas e sacrifícios, salvavam essas almas do purgatório.

Em 1250 a santa veio a falecer, mas deixou seu legado de fé, que inspiravam a muitos, as pessoas iam até o local de seu sepultamento para fazer romarias e pediam a intercessão da santa em suas causas, muitos dizem que seus pedidos foram atendidos e devido aos milagres que ocorreram, em 1907, Alice foi considerada oficialmente santa, seu dia é comemorado em 15 de Junho e é considerada a santa dos doentes de pele e dos que sofrem lepra, paralisia ou cegueira.

Nomes compostos com Alice

  • Alice Helena;
  • Anne Alice;
  • Alice Vitória;
  • Maria Alice;
  • Alice Sophia.

Variações para o nome Alice

  • Alísia;
  • Alisha.

Apelidos para o nome Alice:

Aquelas que possuem esse belo nome podem também ser chamadas por:

Lice; Licinha; Lili; Sissi; Lis e Alicinha.