Significado do nome Júlia
Júlia é a variante feminina do nome Júlio e possui derivações em outras línguas como: Julie e Giulia, em francês e italiano, respectivamente. Esse lindo nome pode ter diversos significados, Júlia pode ser traduzido como aquela que possui a juventude, ou macia, ou ainda, filha do deus Júpiter.
Qual a origem do nome Júlia?
Originado do latim ou até mesmo da nomeação dada ao signo de Júpiter, Júlia é hoje um dos nomes mais comuns dentre brasileiras, o que se explica diante da beleza que carrega consigo e é capaz de emanar.
O nome é também uma versão do nome Júlio, forma masculina que acabou se tornando comum antes. Outra possibilidade vem da ligação com a Itália, onde há a presença do nome Giulia, variação muito comum no país europeu e vista com igualmente beleza.
A história de Santa Júlia:
Santa Júlia foi uma bela jovem, bem-nascida, que vivia na cidade de Cartago, hoje localizada na Tunísia, ela foi criada nos valores cristãos e era muito temente a Deus. Um dia, a cidade em que vivia foi atacada por um outro povo, povo esse que destruiu, saqueou e matou quase tudo que viam pela frente, os que eles deixavam vivos eram vendidos como escravos e foi o que aconteceu com a santa, foi vendida como escrava.
Foi comprada pelo sírio Eusébio, que se encantou com o jeito da moça e a protegia de qualquer castigo, além de deixá-la cultuar o seu Deus. Um belo dia Eusébio resolveu fazer uma viagem na qual iria participar de uma grande festa pagã e levou alguns escravos, inclusive Júlia; a santa recusou-se a entrar na festa para cultuar outros deuses e orou na porta da festa para que todos ali conhecessem o Verdadeiro Deus.
Sua atitude chamou a atenção do governador local, que chamou Eusébio e Júlia para um jantar. Ao ver a beleza de Júlia, o governador tentou comprá-la, mas Eusébio não aceitou nenhum valor, sendo assim, o governador embebedou Eusébio e raptou Júlia, após isso, exigiu que a moça adorasse seus deuses e fosse sua amante, ela recusou, por isso mandou que a flagelassem e que fosse crucificada e jogada ao mar.
Seu corpo foi achado por monges da ilha de Gorgona, eles a ungiram, rezaram e a sepultaram. Seu túmulo se tornou local de peregrinação e lhe foi dedicada uma igreja pelo papa Paulo I, mais tarde passou a ser considerada padroeira da região de Corsega, na França. Seu dia é celebrado em 22 de Maio.
Personalidade de quem se chama Júlia:
Júlia é decidida, confiante, sabe de suas capacidades e as valoriza, é batalhadora e sempre luta pelo que quer, por vezes pode ser considerada gananciosa e um pouco autoritária.
No amor, Júlia é atraente, muito bela, mas não se preocupa muito com essas coisas, ela tem o foco no seu sucesso.
No trabalho, Júlia tem tudo para ser líder, é crítica e exige o melhor de si e dos outros. Júlia tem a tendência ao sucesso.
Nomes compostos que combinam com Júlia:
Eis algumas sugestões para acrescentar ainda mais a esse belo nome:
Maria Júlia; Ana Júlia; Júlia Marília; Júlia Beatriz; Antônia Júlia e Júlia Carolina.
Apelidos para o nome Júlia:
As nascidas com este nomes são apelidadas de:
Juju, Julinha; Jujuba; Ju; Juli, Lia e Lili.
Variações para o nome Júlia
- Giulia
- Julie
- Julya